Um Deus que faz perguntas

blog 13.jpg

Um Deus que faz perguntas

Sempre queremos de Deus respostas às nossas indagações. Isso é fato! E Deus é aquele que tem todas as respostas, mas isso não significa que ele vai sempre nos responder. Às vezes somos confrontados com certas perguntas a fim de provocar em nós uma reflexão.

Jesus fez muitas perguntas, eis algumas:

Quem dizeis que eu sou? (Mateus 16:15)

Que queres que te faça? (Marcos 10:51)

Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu vos mando? (Lucas 6:46)

Será que Jesus não sabia das respostas? Claro que sabia, pois ele é aquele que sonda as intenções do coração. Mas, ele queria levar seus ouvintes a uma análise pessoal para fomentar uma mudança verdadeira, aquela que ocorre de dentro para fora.

Suas perguntas eram sempre instigantes, persuasivas e agiam como catalizadoras do processo de conhecimento das coisas essenciais da vida. O que ele queria era que a as pessoas dessem valor ao que realmente tem valor para Deus. Jesus combatia a excessiva importância que damos ao Reino da terra e queria que as pessoas valorizassem mais o Reino de Deus. Inclusive Jesus não foi aceito pela sociedade da época porque o Reino de Deus que ele pregava não era algo aparente, mas ocorre no interior do ser humano.

Jesus nunca desperdiçou uma oportunidade, por mais trivial que fosse. Ele aproveitava cada momento para ensinar lições espirituais aos que estavam junto dEle. E dentre Seus métodos de ensino, lá estavam as perguntas.

Mas e hoje, temos o hábito de refletir?

Somos cercados de informações, e essa facilidade de respostas para qualquer dúvida nos torna preguiçosos, pois queremos respostas prontas. Pensar dá trabalho, queremos o que é mais prático. Mas em compensação, o que é fácil nos deixa na superficialidade e Deus sempre nos convida a ir mais profundo.

E nós, estamos prontos para responder às perguntas que o Senhor nos tem feito? Pois as tais colocam em cheque certas convicções, ideias fechadas, modos arcaicos e religiosos de viver. E é isso que o Senhor quer, abrir nosso entendimento, nos levar a refletir e trazer movimento e transformação às nossas vidas.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s