O amanhã não existe

10-cosas-que-debes-saber-de-la-mariposa-monarca-770x417

O amanhã não existe

Se há algo que desestabiliza o ser humano é ele não ter o poder de saber o que ocorrerá amanhã, é o fato dele não prevê o futuro. O máximo que podemos é planejar, é projetar para depois, mas sem nunca ter a certeza se esse “depois” realmente ocorrerá. Nós temos apenas a ciência do passado e do que está acontecendo agora em nossas vidas. Inclusive quando você estiver lendo esse texto, para você será presente, para mim, passado.

O ser humano tramita nessas esferas de presente, passado e futuro, pois o tempo para nós é algo absoluto. Mas é interessante notar que, grande parte das pessoas ou estão muito presas ao passado ou planejando fazer as coisas no futuro, no amanhã. Mas o amanhã quando chega (se chegar) passa a ser hoje e, portanto, não existe, pois ninguém faz nada amanhã, ele existe apenas em nossos planejamentos.

A Bíblia dos diz que nossa vida é como um sopro, ou como a sombra que passa, ou como a erva que hoje existe, mas amanhã não existe mais… E o que nós temos feito dessa vida que é única e que é tão efêmera? Há muitos inclusive, que estão vivendo como se nunca fossem morrer e outros morrem como se nunca tivessem vivido, ou seja, os primeiros de forma inconsequente e os demais numa vida completamente sem sentido, apenas existindo como mais um figurante no palco da vida.

Se a gente pudesse prevê o futuro será que faríamos as coisas diferentes hoje? Seríamos pessoas melhores ou piores? Pensaríamos mais no outro ou seríamos tão egoístas quanto somos hoje? Mas nosso Deus é tão perfeito que faz desse um dos motivos de nós nos achegarmos a Ele: essa imprevisibilidade do depois. Apenas Ele sabe e controla tudo que ainda vai ocorrer e isso é maravilhoso, pois nos faz depender dEle confiar nEle.

Há um grande mal que acompanha os seres humanos, que é a procrastinação. Sempre achamos que podemos deixar para fazer as coisas depois e com a isso a vida vai passando e em vez de realizar, de fazer acontecer, vamos adiando e adiando. As estatísticas dizem que todos os dias morrem cerca de 150 mil pessoas no mundo… Certamente essas pessoas também planejaram algo para amanhã e esse dia de amanhã não chegará. Não pense que estou sendo negativa ou que isso seja para nos entristecer, de forma alguma, isso é uma realidade que nos serve de alerta. Alerta para que valorizemos essa vida que é um presente de Deus.

O que temos de verdade para viver é o agora, que é o tempo que se chama presente e presente no sentido de ganharmos algo, é sempre muito bom, mas quando se trata do tempo, nós não o valorizamos de forma adequada, pois sempre achamos que nos resta ainda mais tempo, que ainda há um “amanhã”. E se não houver amanhã?

Um dia estamos beijando e abraçando uma pessoa, no outro, ela pode não estar mais aqui conosco e tudo que restará serão somente as lembranças… Por isso, o que for possível fazer, que o façamos hoje: que o perdão seja dado hoje; que o abraço seja dado hoje; que o sorriso esteja no rosto hoje; que a organização do guarda-roupa seja hoje; que o filho no colo seja colocado hoje; que a declaração de amor seja hoje; que a comida gostosa para a família seja feita hoje; que o rir junto com o amor de nossa vida seja hoje; que a ligação para os pais seja feita hoje; que a visita ao amigo seja hoje; que o se doar mais ao próximo seja hoje; que a oração em secreto no nosso quarto seja hoje; que o estar mais íntimo do nosso Senhor seja hoje…  E você, o que mais precisa ser feito hoje?

Mario Sergio Cortella diz: “Não é a morte que me importa, porque ela é um fato. O que me importa é o que eu faço da minha vida enquanto a minha morte não acontece, para que essa vida não seja banal, superficial, fútil e pequena”. Portanto, tão importante quanto desejar mais anos de vida, é colocar mais vida nesses anos vividos… E vida em sua plenitude só um pode nos proporcionar: Jesus Cristo!

Ele mesmo disse: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (João 10:10).

 

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s